Páginas

sábado, 23 de outubro de 2010

Complexo de Inferioridade

Postado por Andréa Castrillo às 11:25


Esta denominação foi criada pelo discípulo de Freud Adler, para designar o estado nerótico que tem por fundamento o sentimento de insuficiência ou incapacidade para enfrentar a vida e seus problemas. Esse complexo pode ser provocado por vários motivos, reais ou irreais como por exemplo um defeito físico, uma situação econômica ou social inferior/dificil, ou simplesmente pela recordação de um fracasso perante um obstáculo que não foi possível vencer.


A alma é a substância incorpórea, imaterial, invisível, responsável pelos sentimentos, vontades, etc. a alma é a grande reguladora da sua vida, o grande termômetro, ela é a sede das suas emoções. Se ela estiver bem você estará bem, se ela estiver doente você estará doente, e, assim, sucessivamente.


O grande problema é que a nossa alma "vive" constantemente ameaçada, e por vezes, assolada por problemas emocionais: sentimentos de culpa, crises existenciais, depressões, instabilidade emocional...
o verdadeiro COMPLEXO DE INFERIORIDADE.


É muito difícil alguém complexado manter sua vida saudável. Inevitavelmente o complexo de inferioridade afetará sua vida espiritual, social, seus relacionamentos, e, indubitavelmente, vida pessoal. Dificilmente o complexo de inferioridade manterá uma profunda intimidade com Deus. E mesmo que alguém tenha alguma experiência com deus, tendo o complexo de inferioridade nunca alcançará o melhor d´Ele.

Essa doença que tanto afeta as pessoas deixa marcas profundas, sequelas, sintomas devastadores, impedindo muitas vezes, de percebemos o nosso verdadeiro potencial. Precisamos entender que o complexo de inferioridade não é apenas um sentimento como a maioria pensam, mas sim devemos considerar que o complexo resulta de uma condição natural do indivíduo, mais ainda, de uma fonte de dinamismo que não foi conduzida e ou superada pela pessoa.


Contudo, quando somos libertos e curados do complexo de inferioridade, tiramos a "venda" dos nossos olhos.
Arrancamos o pesado jugo que nos oprime, nos paralisa, e que impede que extraímos os nossos potenciais e realizemos os nossos sonhos.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Casos e Acasos Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template | templates gratis Vector by Artshare