Muita gente acha que isso é manha de mulher
Identificar os sintomas é o primeiro passo para driblar os inconvenientes desse período. Um dia, você está contente, feliz da vida e, de repente, uma besteirinha a leva a um colapso de nervos. Em seguida, uma fúria intensa... que só passa quando alguém conta um caso bobinho, nos distrai com qualquer bobagem, e sem mais nem menos nos desmanchamos de risos e ou lágrimas...
Essa é a realidade mensal de boa parte das mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual, mais conhecida por TPM, que provoca varias modeificações no organismo feminino e pode causar muitos transtornos se não tomarmos os devidos cuidados.
Muita gente acha que isso é manha de mulher, que é fingimento, porém, a literatura científica já comprovou que é fato: de mulher, antes da mestruação, há alterações físicas, psíquicas e sociais que comprometem os relacionamentos e afetam a produtividade da mulher em sua família, escola e trabalho.
Por que escrever de um tema tão complexo? eu te respondo: muitas mulheres se martirizam e se culpam por sentirem os sintomas da TPM e não se permitem ser humanas, ou então, ignoram os sintomas como se eles não existissem - e muitas vezes, não compreendem por que tomaram esta ou aquela decisão com tanta raiva, ou por que gritaram com aquela pessoa, ou ainda porque choramos até mesmo em horario de trabalho. Admitimos, somos mulheres, e temos a nossa biologia, e não adianta fingir que nada está acontecendo. É preciso monitorar o nosso ciclo menstrual para estarmos atentas a esses sintomas e minimiza-los. Afinal, "como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos" (Sal 132,1). É uma alteração biológica natural que não tem o poder de desarmonizar a nossa convivencia com os outros.
A tensão pré-menstrual aparece uma semana antes da menstruação, mas o ápice dela acontece um ou dois dias antes do primeiro dia do ciclo. Os simtomas nem sempre são os mesmos e a intensidade deles também varia, por isso toda mulher deve conhecer seu ciclo e marcar os prováveis deias de TPM no calendário. Assim, você tenta driblar as situações de estresse nesses dias, bem como se policiar na hora de tomar alguma decisão que não vá prejudicar nem te comprometer.
E os nossos companheiros na criação de Deus, os HOMENS, precisam ser alertados sobre isso também. A Rapaziada precisam ter paciência redrobada com suas esposas, noivas, namoradas, mães, filhas, irmãs e amigas nesse preíodo. Deus nos fez como uma "ajuda adequada" a eles, então será bem interessante se compreenderem que, em alguns momentos, precisam se adequar as nossas limitaçoes para uma boa convivência (cf. Gn 2,7-18ss).
0 comentários:
Postar um comentário