Além de estar entre as principais causas de morte da humanidade, o câncer é uma doença amedrontadora, representa para o paciente um futuro de dor, sofrimento e morte.
É a causa mais frequente de morte por câncer na mulher, embora existam meios de detecção precoce que apresentam boa eficiência (exame e auto-exame, mamografia e ultrassonografia).
PREVENINDO O CÂNCER DE MAMA
O Câncer de mama ocupa hoje lugar de destaque na literatura médica por apresentar incidência crescente e elevada taxa de mortalidade entre as mulheres brasileiras.
Atualmente no Brasil, estima-se a incidência anual de 40.000 casos novos, acarretando aproximadamente 4.000 óbitos por ano.
Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável e se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande, levando algumas mulheres a perder um tempo precisoso. Há um aforismo que diz: " quanto mais precoce o diagnóstico, maior a possibilidade de cura do câncer".
FATORES DE RISCO
- Idade acima de 50 anos;
- História própria ou familiar de câncer de mama;
- Não ter filhos;
- Exposição significativa a raio X;
- Primeira menstruação cedo;
- Menopausa tardia;
- Primeira gestação após os 30 anos;
- Dieta rica em gorduras;
- Uso prolongado de anticoncepcionais oral (ainda é discutível).
Diagnóstico
As mulheres sem história familiar, maiores de 20 anos devem ser orientadas para realizarem o auto exame das mamas mensalmente. Aquelas entre 20 e 30 anos além de faze-lo, devem ir ao ginecologista de 3 em 3 anos para exame médico. Mulheres acima de 40 anos devem continuar fazendo o auto exame mensalmente, ir ao médico e realizar uma mamografia anualmente.
COMO FAZER O AUTO EXAME
Conclusão
Com as informações acima, espero que vocês leitores em especial as mulheres possam ter ficado mais familiarizadas com tais questões já que neste mês vivenviamos em todos os lugares em função de estarmos em meio a camapnha a prevenção do câncer, pois somente através desta campanha é que a curiosidade e o conhecimento podem aforar.
0 comentários:
Postar um comentário